17 de fev. de 2009

Maquiagem indiana vira moda no embalo de "Caminho das Índias"; aprenda a fazer




Além das roupas em cores exuberantes e dos saris, a nova novela das oito da TV Globo, "Caminho das Índias", chama a atenção também para a maquiagem peculiar das personagens, com destaque para os olhos pretos e o "bindi", a bolinha vermelha no meio da testa.

Responsável pela caracterização do elenco, Rubens Libório pesquisou por cerca de um ano como se vestem e como se maquiam os indianos. Além de muitas consultas a livros e incansáveis buscas na a equipe passaram um mês na Índia, observando "in loco" a estética daquele povo.
Por:LETÍCIA RODRIGUES

Anos 70

"Em termos de maquiagem e de cabelo, percebi que eles ainda estão nos anos 60, 70. Os olhos são muito destacados. Até as crianças têm os olhos pintados de preto. Eles acreditam que a cor os protege do calor e da inveja", observa Libório, que esteve em algumas cidades da região do Rajastão, na capital Mumbai, e visitou os estúdios de Bollywood, a poderosa indústria cinematográfica indiana.

O lápis kajal preto é, portanto, obrigatório. De dia ou de noite, no trabalho ou em casa, as indianas estão sempre com os olhos pintados. Nos cabelos, muitas tranças e coques. O "bindi" simboliza a força feminina. Na novela, as atrizes usam pedras brilhantes tipicamente indianas, fixadas com cola, em vez de maquiagem. "Trouxe um estoque de bindi, de kajal e de kunkun (o pó avermelhado usado pelas mulheres casadas no cabelo) da Índia", conta Libório.


Pintada para casar

Mais do que um acessório para a vaidade feminina, a maquiagem, na Índia, é um traço cultural, que carrega muitas informações sobre a pessoa que a está usando. Dependendo de como pinta o rosto, é possível descobrir a qual casta uma mulher pertence ou se é solteira ou casada, por exemplo.

Já no Brasil, mesmo sem todos esses significados, o look indiano promete pegar. "Tudo que entra para a novela das oito acaba virando moda", observa Raul Carvalho, maquiador do salão Mundorama, que criou um passo-a-passo de maquiagem indiana para o UOL inspirado no visual das mulheres solteiras. "É a típica maquiagem de quem quer casar", brinca.


Preto sem borrar

Para ele, o traço mais marcante é o olho pintado de preto. "É importante cobrir todo o contorno, mas sem puxar o 'rabinho' para fora, à la Amy Winehouse, porque pode descaracterizar", diz. Este é justamente o maior desafio deste tipo de maquiagem, que demanda muito produto, lápis e sombra preta, em uma região em constante movimento, os olhos.

Para driblar os borrões, o maquiador sugere, além de um estoque generoso de cotonetes, uma sombra clara, de preferência iluminadora, para cobrir eventuais marcas indesejáveis. "O ideal é que se espere os produtos secarem por dois minutinhos: assim, o trabalho de retoque será menor", observa Raul.

Se na Índia o olhão faz parte do dia-a-dia, no Brasil ele deve ficar reservado para festas ou eventos noturnos. As mais ousadas também podem lançar mão do "bindi", usando pigmento vermelho especial para maquiagem, para destacar a inspiração indiana e se diferenciar em meio à multidão.

Veja na galeria de fotos o passo-a-passo para fazer uma maquiagem indiana inspirada no look das mulheres solteiras da Índia e nas personagens de "Caminho das Índias".
















Nenhum comentário: