21 de mai. de 2008

dreadlock.

Hoje em dia é muito comum ver várias pessoas que usam o dreadlock. Inclusive, se parar pra perceber é um estilo de vida praticamente. Vamos então contar um pouco da história do dread!
O Dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" pendendo do topo da cabeça. Os dreadlocks também podem ser chamados de Locks, ou simplesmente Dreads.
Ao contrário do que muita gente pensa, os dreads não começaram a serem feitos a partir do movimento rastafari ou com o Bob Marley. O uso dos dreads é tão antigo que é meio difícil datar quando exatamente ele se originou. Sabe-se que os primeiros a usarem, foram os povos da India por questão de praticidade, os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservasem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.
Interessante e um pouco estranho de se imaginar!rs...

Bom, hoje em dia as coisas estão bem diferentes. Ao contrário do que pensam, os dreads são até um pouco mais complicados de se cuidar que um cabelo normal. É preciso tomar um cuidado especial em secar o cabelo, pois a umidade pode gerar um acúmulo de fungos que causam o mau cheiro. Então é sempre bom lavar bem, recomendamos até de repente usar um xampu anti-residuos, enxaguar bem pra que não fique residuos de xampu no couro cabeludo.
No mundorama, temos uma dreadlock chiquérrima, que pode bem explicar sobre tudo isso, a Bruna Freitas. Ela usa tanta o método de cera e agulha!
Com cera

Este é seguramente o mais utilizado nos dias de hoje, funciona com qualquer tipo de cabelo. É necessário que o cabelo já tenha um certo comprimento, em torno de 10cm, mas recomenda-se mais. O processo consiste em dividir o cabelo em setores de cerca de 2cm, e pentear cada setor da ponta para a raíz com um pente de ferro visando embolar os cabelos. Depois de embolados todos os dreads aplica-se cera de abelha para fixa-los. Uma manutenção freqüente torna-se necessária para que os cabelos não soltem, que consiste em aplicar cera periodicamente e enrola-los com a palma da mão.

Com agulha

Este processo é muito dolorido, mas resulta em dreads mais compactos e limpos. Divide-se o cabelo e penteia-se da ponta à raiz, como no processo com cera. Daí "costura-se" o cabelo com uma agulha de crochê. Algumas pessoas depois disso ainda aplicam a cera. Uma manutenção frequente é muito recomendada, que consiste em re-costurar os cabelos com a agulha quando soltam alguns fios e enrola-los com a palma das mãos.
O que define o resultado dos processos porém é a manutenção. Costuma-se dizer que os dreads ficam bons quando "travam", ou seja, quando não é mais possível solta-los. É recomendado lavar os cabelos regularmente com shampoo sem resíduos ou sabonete de coco, e depois seca-los muito bem com secador e ao sol. Deve-se atentar para o mau cheiro, que indica a presença de fungos. O comprimento costuma reduzir 20% em cabelos encaracolados depois de aplicados os dreads. A redução é bem maior em cabelos lisos.


Nenhum comentário: